Inscrições FIES 2014: Como Fazer?

26/07/2013

Inscrições FIES 2014: Como Fazer

Como fazer a inscrição para o FIES 2014? Esta é uma dúvida frequente dos alunos de faculdades particulares que querem recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar cursos de graduação em instituições com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Neste artigo explicaremos os passos a serem seguidos para efetuar a inscrição no FIES 2014, bem como os requisitos que devem ser preenchidos por cada estudante que deseja recorrer ao programa de financiamento.

Só pode se inscrever no FIES 2014 o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior. Outra importante exigência é a de renda familiar. Esta não pode ser superior a 20 salários mínimos por mês, sem contar que o comprometimento de tal renda com a educação precisa ser maior que 20% do total bruto.

Inscrições FIES 2014

A inscrição do FIES 2014 é gratuita e pode ser feita em qualquer período do ano, exclusivamente no portal do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), acessível em http://sisfiesaluno.mec.gov.br/. No primeiro acesso é preciso fazer o cadastro pessoal informando o número do CPF, data de nascimento, endereço, e-mail e cadastrando uma senha. Em seguida, uma mensagem será enviada ao endereço de e-mail informado.

A partir daí, em novo acesso ao SisFIES, o estudante terá que validar algumas informações pessoais, se atendo aos detalhes informados. Novos dados serão requeridos na ficha de cadastro como, por exemplo, renda familiar. Neste passo fique atento, pois nele consta a lista de documentos necessários para a comprovação das informações fornecidas.

Durante o cadastro também será necessário prestar detalhes do curso e da instituição onde está matriculado e, em seguida, informar os dados sobre o financiamento a ser solicitado (duração do curso/financiamento, valor da semestralidade, percentual de financiamento). Posteriormente haverá uma página referente à simulação do financiamento desejado, com aproximações dos valores das parcelas e período de financiamento.

Ao se inscrever, o aluno precisa escolher a instituição bancária e agência em que deseja contratar o financiamento. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal são as opções.

Todas as informações prestadas devem ser validadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da própria instituição. Com tudo certo, você terá um prazo máximo de 10 dias para procurar o banco escolhido a fim de formalizar todo o contrato.

Dúvidas? Deixe seu comentário no espaço disponível logo abaixo que faremos o possível para ajudá-lo!

Inscrições FIES 2014: Como Fazer? 4.00/5 (80.00%) 9 votos

{ 60 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Current day month ye@r *

Previous post:

Next post: