Boleto do Fies 2014

06/11/2013

Boleto do Fies 2014

O Fies 2014 – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior está com inscrições abertas para estudantes de todo país. O programa educacional do Governo Federal, através do MEC, financia os estudos de alunos que pretendem realizar um curso superior.

Até o ano de 2010, existia um período durante o ano em que era aberto um prazo de inscrições para o Fies, mas atualmente o cadastro de estudantes pode ser feito a qualquer momento, ao longo do ano, via internet, pelo portal do programa, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Uma das obrigações dos que contratão o Fies 2014 é pagar a taxa de juros trimestrais. O Fundo de Financiamento Estudantil permite que estudantes de baixa renda possam cursar uma faculdade, com carência de 18 meses e longos prazos de amortização da dívida após a conclusão do curso.

É preciso estar sempre atento ao pagamento trimestral de parte dos juros, de até R$ 50,00, pois a quitação dos boletos de juros está vinculada à manutenção do contrato. Os pagamentos devem ser realizados em março, junho, setembro e dezembro, sempre no dia escolhido na assinatura do contrato (5, 10, 15, 20 ou 25).

Em caso de inadimplência, o estudante perde o benefício e, portanto, é importante manter os pagamentos desta parte dos juros, que atualmente são de 3,4% ao ano. Para solicitar o Boleto Fies basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, lá você terá todos os serviços oferecidos aos alunos que estão participando do programa de crédito universitário, esse boleto pode ser pago em qualquer instituição bancária, nos caixas, atendimento automático, lotéricas e agentes autorizados.

Quem utiliza internet banking nem precisa imprimir o boleto do FIES: basta copiar o código de barras e colá-lo na opção de pagamentos em seu banco virtual. Após o vencimento, o pagamento só pode ser realizado na agência em que o FIES foi concedido.

Inscrições

Para se inscrever no Fies 2014, o candidato deve estar matriculado em curso superior presencial não gratuito, e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. No Fies, ele poderá solicitar financiamento de 50, 75 e até 100% do valor total das despesas, dependendo da renda familiar mensal bruta.

Essa renda mensal bruta é a somatória do ganho de todos os membros que compõem o grupo familiar do estudante, inclusive ele próprio, caso tenha alguma atividade remunerada. Apenas quem possui renda familiar de até 20 salários mínimos no mês poderá ser beneficiado pelo Fies.

Dê a sua nota!

{ 1 comment… read it below or add one }

jairo barbosa julho 2, 2014 às 18:25

quero me escrever no fies.

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: